Desde que apareceram os primeiros antepassados do actual ser humano, o homem habituou-se a ter uma alimentação, equilibrada, apesar de não dar por isso, mas foi levado a isso. Ele servia-se do que a Natureza lhe dava, apanhando plantas, frutos, e pescava e caçava. Desde o aparecimento do homem, que houveram muitas alterações na sua alimentação, e a elas se chamam revoluções alimentares.
Passado um tempo, descobriu que podia plantar o seu proprio alimento, e domesticar o seu próprio gado, passando a controlar melhor a quantidade e a qualidade da sua alimentação.
Depois, começou a descobrir que outras pessoas tinham alimentos diferentes dos seus, e passou a trocar os alimentos que tinha em maior abundância, pelos que não tinha, ou que tinha pouco.
Depois, descobriu a moeda, e passou a vender/comprar os seus alimentos.É importante ter uma alimentação saudável e equilibrada, pois tudo faz bem, mas sem ser em abundância. Na actualidade a maioria dos seres humanos não sabem alimentar-se.
Assim podemos concluir que:
1º- O homem era nómada, recolhendo o seu alimento a partir do que a Natureza lhe dava= alimentação equlibrada
2º - O Homem passou a ser sedentário, vivendo em comunidade, alimentava-se do que produzia=alimentação desequilibrada
3º - O Homem descobriu que podia trocar vários tipos de produtos= alimentação equilibrada
4º - O Homem descobriu a moeda=alimentação desequilibrada.
Aqui podemos verificar várias Revoluções Alimentares, que são revoluções drásticas na alimentação do ser humano. Na história do ser humano, existem 3 revoluções alimentares, em que obrigatoriamente a sua alimentação passa de equilibrada a desequilibrada.
sábado, 27 de setembro de 2008
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)