quarta-feira, 22 de outubro de 2008

sábado, 18 de outubro de 2008

Relatório do Filme :"Super Size Me!"

Foi no dia 16 de Outubro de 2008, que as turmas do 9º ano foram ao auditório ver o filme "Super Size Me!", porque foi o dia mundial da alimentação. O fimle tratava de um homem (Morgan), que decidiu pro var o mal que as Fast Food faziam, e o exagero de tamanho das refeições (exemplo: em França, o tamanho maior de refrigerante é equivalente ao mais pequeno nos EUA). Morgan decidiu fazer-se de cobaia e passou 30 dias a comer apenas McDonalds. Foi acompanhado por um médico de medicina geral, um cardiologista, um gastroentrologista e por uma nutricionista. Fez vários testes, e estavam todos bem. Fez igualmente, no início, um teste de preparação fisica, com um Personal Treiner, em que se verificou que estava em excelente forma física para a sua idade. Media 1,87m, e pesava 83Kg. Para este teste funcionar para a maioria dos americanos, Morgan andou com um aparelho que calculava o número de passos que dava num dia, e não podia ultrapassar esse limite. Começou a sua "dieta de McDonalds", e logo no segundo dia, já estava a vomitar. Ao longo desse mês encontrou várias pessoas que "viviam" para o McDonalds, e um deles comia, pelo menos, dois BigMacs por dia. Foi fazendo testes semanais, e verificou-se que o seu peso ia quase sempre aumentando, à excepção de um mês, em que emagreceu 0,5 Kg, talvez devido à perda de músculo (o músculo pesa mais que a gordura), tendo, ao longo desse mês, verificado-se várias alterações negativas no seu corpo:

  • o seu peso passou de 83 Kg, a 95 Kg (penso eu);
  • o colesterol, tensão arterial, etc, tudo isso aumentou;
  • o seu fígado esteve em risco de deixar de funcionar.

Foram feitas várias análises e estatiticas, e observou-se que, em algumas cidades existem cerca de dois McDonalds por Km2. As crianças são muito influênciadas pela televisão, pois passam, por ano, cerca de 1000 anúncios por ano SÓ de comida, e apenas uma grande minoria inclui comida saudável. Fizeram-se vários testes em que se observou que as crianças não reconheciam pessoas da História, nem Jesus Cristo (dizendo que era GeorgeWashington), mas que todos os bonecos/pessoas dos anúncios, conheciam. Com tudo isto, concluiu-se que grande parte da população americana e não só, é obesa, que já pode ser considerada como uma epidemia.

sábado, 4 de outubro de 2008

Teias e Cadeias Alimenhtares

Para mim, uma cadeia alimentar é um animal comer o outro animal que é mais fraco, para sobreviver, mas depois também vai ser comido por um mais forte, e assim sucessivamente.
Os níveis tróficos é como, no ecossistema, cada ser obtem o seu alimento. Existem:

Produtores: são os seres vegetais, que fixam energia através da fotossíntese, e utilizam sustâncias inorgânicas em sustâncias orgânicas.
Consumidores de primeira ordem: são os seres que se alimentam dos produtores, que são, na sua maioria, herbívoros (ex:coelho)
Consumidores de segunda ordem: alimentam-se dos de 1ª ordem (herbívoros), e são carnívoros.
Consumidores de 3ª ordem: são seres maiores que os de segunda ordem, que se alimentam deles, sendo maiores que eles.
E assim sucessivamente.


Teias Alimentares : São várias cadeias alimentares que se interligam num ecossistema. (exemplo: o coelho faz parte da cadeia alimentar da raposa, mas o coelho pode também fazer parte da cadeia alimentar do lobo. A isto, chama-se, teia alimentar, porque as cadeias alimntares "misturam-se").